A oferta que você viu na Black Friday não era verdadeira? O preço do produto mudou na hora de finalizar a compra? Se isso aconteceu com você, saiba que não está sozinho. Esses problemas estão entre os mais relatados pelos consumidores que procuraram o Procon-SP para denunciar problemas com a Black Friday.
Quantas queixas foram feitas? Das 8h de quinta-feira (28) até as 10h de hoje (29), o Procon-SP 138 reclamações e 162 consultas e orientações.
Quais as principais queixas? Veja abaixo:
- Maquiagem de preço
- Mudança de preço na hora de finalizar o pedido
- Produto ou serviço indisponível
- Pedido cancelado após a finalização da compra
- Site intermitente, congestionado ou fora do ar
- Não entrega
E quais as empresas mais reclamadas? Veja lista>
- B2W (dona da Americanas.com, Submarino e Shoptime)
- Magazine Luiza
- Kabum
- Via Varejo
- Claro/NET
- Telhanorte
- Sephora
- Fast Shop
Quais orientações para comprar na Black Friday?
Faça uma lista agora de tudo que precisa comprar
“Quando começar a Black Friday, vai ser um bombardeio de ilusões, um bombardeio de publicidade, que pode levar o consumidor a comprar algo que não precisa e endividá-lo por puro consumismo”, afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Entre nos sites oficiais e pesquise os preços do que vai comprar
Segundo Capez, o cliente só vai saber se o desconto oferecido na Black Friday é verdadeiro se entrar antes no site oficial dos varejistas para pesquisar preços. Mas a pesquisa tem de ser completa: do produto e frete. “Se ele fizer essa pesquisa, vai saber se o desconto é falso, se tem preço maquiado ou se a oferta é verdadeira”, disse.
Um golpe que costuma ocorrer é loja que eleva o preço um pouco antes da Black Friday e reduz na data, dando a falsa impressão de desconto.
Cuidado com ofertas de redes sociais
Cuidado com a publicidade que chega por WhatsApp, redes sociais ou e-mail. Pode ser golpe.
Consulta a lista de empresas com restrições
O Procon tem uma lista de empresas com restrições por problemas na venda da Black Friday. Consulte a lista e não compre dessas companhias. “A chance dessa empresa voltar a errar é enorme”, diz o diretor-executivo do Procon.
Quer consultar a lista? Clica então em https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Analise a política de pós-venda da empresa
“Veja se a empresa atende o consumidor que tem problemas depois da compra, se ela cumpre o que promete”, diz Capez.
Cuidado com o parcelamento
O diretor-executivo do Procon diz que o consumidor tem que tomar cuidado com compras parceladas com juros. É que o valor final vai ser muito alto. “É melhor esperar, guardar dinheiro e comprar preferencialmente à vista.”