Pela primeira vez, a Xiaomi ultrapassou a Apple no ranking de vendas mundiais de smartphones da Gartner, ficando na segunda posição no segundo trimestre de 2021. A primeira disparada do ranking é a Samsung.

A Xiaomi registrou um crescimento de 80,5% nas vendas de smartphones entre abril e junho deste ano. Contribuíram para o resultado da Xiomi o movimento de expansão nos mercados além Ásia-Pacífico — com investimentos em canais de varejo e parcerias com fornecedores de serviços de comunicação — e uma presença maior no online.

As vendas da Apple, por sua vez, cresceram 28,3% e sua participação de mercado aumentou 2,1% ao ano. “A agressiva promoção de vendas da Apple para seus smartphones iPhone 11 e iPhone SE aumentou seu crescimento no segmento sensível a preços”, afirma Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner.

Samsung e outros

A líder de mercado segue sendo da Samsung, que expandiu suas linhas de smartphones 5G de entrada e de preços intermediários para atender novas oportunidades de crescimento no segmento de 5G no segundo trimestre de 2021. Mesmo assim, a companhia viu o crescimento desacelerar devido a restrições de fornecimento e interrupções na produção.

As chinesas Oppo e Vivo cresceram 42,4% e 41,6%, respectivamente. No caso da Oppo, smartphones intermediários com preços agressivos, uma rede de distribuição mais ampla e campanhas de marketing robustas na Europa Ocidental impulsionaram o crescimento. A Vivo continua a expandir sua presença no mercado da Ásia-Pacífico, começando a ampliar o foco na Europa, Oriente Médio e África.

“A demanda por smartphones continuou forte neste trimestre, pois os compradores preferiram especificações mais altas e melhor experiência de usuário. A demanda reprimida de 2020 continua a gerar vantagem para os fornecedores mundiais de smartphones em 2021”, destaca o analista.

Confira o ranking global de vendas de smartphones no segundo trimestre de 2021:

Fabricante Unidades no 2T21 (em milhões)Unidades no 2T20 (em milhões)
Samsung 57,7 54,7 
Xiaomi 51 28,2 
Apple 49,2 38,3 
OPPO 33,6 23,6 
Vivo 32,2 22,7 
Outros 104,9 129,1 
Total 328,8 296,9 
Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).