Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) – Artistas de todo o mundo que superaram adversidades juntaram forças para uma nova gravação da canção dos anos 1990 “You Gotta Be”.

O dançarino britânico surdo Chris Fonseca e o músico brasileiro Johnatha Bastos, que tem braços parcialmente formados, estão entres os 13 colaboradores da faixa, lançada nesta segunda-feira.

O vídeo musical foi gravado como parte do True Colors Festival, que celebra a diversidade e a inclusão através de eventos de arte.

“Todos nós talvez tenhamos compartilhado a mesma dor de sermos invisíveis na vida”, disse Fonseca, que dança sentindo as vibrações da música que não consegue ouvir, à Reuters através de um intérprete da linguagem de sinais.

“Isto está aumentando a visibilidade, fazendo as pessoas verem que somos visíveis e que, se tivermos chance, também conseguimos fazer coisas incríveis.”

Filmar o vídeo pela internet se mostrou um desafio logístico, já que os artistas gravaram suas participações em países diferentes.

“Quando você começa a gravar e recebe os trechos, não é tão fácil só dizer ‘ei, volte na terça-feira e toque de novo sua parte de guitarra'”, disse o dr. Sydney Tan, diretor criativo e musical do vídeo.

“Realmente precisamos de muita paciência. Mas… os artistas são muito pacientes. Não temos nada do que reclamar. Estamos muito felizes.”

Entre os outros colaboradores estão a cantora norte-americana surda Mandy Harvey, o músico indicado ao Grammy Raul Midón e o dançarino de cadeira de rodas japonês Kenta Kambara.

O vídeo mostra os artistas interpretando a canção, lançada originalmente pela cantora britânica Des’ree, e em suas vidas cotidianas.

“Não podemos ver só os problemas de nossas vidas”, disse Bastos, que toca guitarra com os pés.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).