WASHINGTON (Reuters) – A agência especial norte-americana (Nasa) concedeu à SpaceX contrato de 2,9 bilhões de dólares para construir uma nave capaz de levar astronautas à Lua, superando proposta da Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, e da companhia de produtos de defesa Dynetics, publicou o Washington Post nesta sexta-feira.

Mais cedo nesta semana, a SpaceX, controlada pelo bilionário Elon Musk, anunciou que levantou cerca de 1,16 bilhão de dólares em financiamento.

No ano passado, SpaceX, Blue Origin e Dynetics ofereceram propostas para o contrato da Nasa, que envolve a construção de sistemas capazes de transportar astronautas à Lua até 2024, de modo a cumprir um cronograma acelerado da Casa Branca, que tem planos de missões a Marte a partir da Lua.

Diferente da missões Apollo que aconteceram há mais de 50 anos, a Nasa está se preparando para uma presença de longo prazo na Lua de modo a permitir que seres humanos possam chegar a Marte. O plano conta principalmente com suporte de companhias privadas de exploração espacial.

(Por Susan Heavey)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

REUTERS AAJ AAP

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).