A Sony removeu o game Cyberpunk 2077 da PlayStation Store e está oferecendo reembolso total para quem já comprou o produto. São medidas incomuns e extremas para tentar apaziguar as reclamações de clientes sobre bugs em um dos jogos eletrônicos mais esperados do ano.

A decisão de excluir o game “até novo aviso” veio depois que a versão do Cyberpunk 2077 para PlayStation estreou, em 10 de dezembro, após vários atrasos. As redes sociais foram tomadas por clientes frustrados com os problemas de perfomance do jogo.

As ações da CD Projekt, empresa que desenvolveu o game, caíram até 20% em Varsóvia no início das negociações de sexta-feira, zerando os ganhos deste ano.

Dinheiro de volta

A CD Projekt — mais conhecida por produzir The Witcher 3, em 2015 — ofereceu reembolsos a todos os jogadores que pedissem, mas a Sony está dando um passo adiante removendo totalmente o jogo de sua loja. Cyberpunk apresenta a estrela de Hollywood Keanu Reeves como personagem do jogo, e usou o ator como seu embaixador mais visível na preparação para seu lançamento.

O estúdio disse que está “trabalhando duro” para trazer seu jogo de volta à PlayStation Store e que está discutindo com a Sony a respeito de um reembolso total para todos os jogadores.

A CD Projekt disse ainda que “todas as cópias, sejam digitais ou físicas, continuarão a receber suporte e atualizações” para ajudar a corrigir os problemas iniciais do jogo.

Pior cenário

O analista da Trigon, Kacper Kopron, disse que a decisão da Sony é um dos “piores cenários” para a empresa, já que o PlayStation representa dois terços do mercado de consoles. Ele espera que a mudança reduza as estimativas de vendas do Cyberpunk em 30% a 40%.

Na segunda-feira, os desenvolvedores postaram uma mensagem no Twitter dizendo que “deveriam ter prestado mais atenção para fazê-lo rodar melhor no PlayStation 4 e no Xbox One”.

Esta semana, muitos jogadores que solicitaram reembolso não tiveram sucesso. A Sony disse que está trabalhando para resolver problemas de acesso ao reembolso.

O jogo segue disponível na loja do Xbox, plataforma da Microsoft.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).