O Procon-SP informou nesta quarta-feira (2) que notificou a Apple sobre a ausência de carregadores de celular nos novos aparelhos iPhone 12. Segundo a Fundação, o acessório é essencial para o uso do telefone, e deve ser fornecido a todos os consumidores que solicitarem o carregador no momento da compra.

Quais os questionamentos do Procon-SP? Abaixo estão alguns dos questionamentos feitos pelo Procon-SP para a Apple .

  • O uso de carregadores antigos compromete a segurança dos novos aparelhos iPhone 12?
  • O uso de carregadores de terceiros pode gerar à perda de garantia do aparelho?
  • Qual o ganho ambiental com a ausência de carregadores?
  • A empresa tem um plano para recolher smartphones antigos?

O que diz o Procon-SP: “É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”, afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP

O que diz a Apple: Ao anunciar que os novos iPhones 12 não trariam carregadores, a Apple argumentou que a decisão visava reduzir as emissões de carbono e a geração de lixo eletrônico, uma vez que há muitos dispositivos da empresa no mundo, e que não houve mudança na forma de carregamento dos celulares. A redação do 6 Minutos questionou a Apple sobre o novo posicionamento do Procon-SP, e aguarda resposta da empresa.

E se a Apple não cumprir a decisão? Segundo o Procon-SP, a conduta da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização e, caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).