SAN SALVADOR (Reuters) – O governo de El Salvador comprou suas primeiras 200 bitcoins, anunciou o presidente Nayib Bukele nesta segunda-feira, notícia que elevou o preço da criptomoeda um dia antes do país adotá-la como moeda corrente ao lado do dólar norte-americano. 

A bitcoin subiu 1,39% para mais de 52.600 dólares nesta segunda-feira, com um analista da Reuters estimando que o valor esteja a caminho da faixa entre 56.000 e 56.300 dólares.

Mais cedo Bukele tuitou que “nossos corretores irão comprar muito mais enquanto o prazo se aproxima do final”.

El Salvador deve legalizar a bitcoin na terça-feira, uma medida que o popular presidente Bukele disse que pode economizar aos salvadorenhos que vivem no exterior milhões de dólares em taxas e comissões em dinheiro que for enviado para o país. 

Mas as pesquisas mostram que os salvadorenhos estão desconfiados com o uso da bitcoin, diante da volatilidade da criptomoeda, que segundo críticos pode aumentar os riscos financeiros e regulatórios para instituições financeiras.

(Por Nelson Renteria em San Salvador e Shubham Kalia)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS AAP

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).