Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) – A Oracle anunciou nesta segunda-feira um novo sistema que vai utilizar inteligência artificial para automatizar partes importantes de campanhas de marketing digital.

Antes conhecida principalmente por seus softwares de banco de dados, a Oracle está competindo contra empresas como Adobe e Salesforce.com no mercado de computação em nuvem que utiliza software voltado a empresas e que normalmente custa milhares de dólares.

Diferente de campanhas de marketing direcionadas a consumidores em que o objetivo possa ser ampliar o alcance da marca, o objetivo das campanhas voltadas a empresas é produzir um “lead qualificado”, uma pessoa com a qual um vendedor pode iniciar uma conversa que eventualmente se transforma em uma venda. Leads de baixa qualidade custam dinheiro porque desperdiçam tempo de vendedores.

O sistema Fusion Marketing da Oracle usa inteligência artificial para automaticamente reunir campanhas de marketing e determinar se as pessoas que interagem com emails ou anúncios podem eventualmente comprar um produto, enviando informações de contato a equipes de vendas.

Para fazer isso, o sistema obtém dados de uma variedade de fontes. Algumas das informações, como listas de contatos de email são obtidas de clientes da Oracle que usam o sistema. E parte dos dados vêm de grandes bases de informações que a Oracle comprou nos últimos anos para ampliar sua atuação no setor de publicidade digital.

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