À medida que a alta do Bitcoin se aproxima dos recordes e toma Wall Street de assalto, os investidores podem agora aumentar suas apostas com derivativos no recém-criado ETF — o mais recente divisor de águas da indústria.

Após a segunda estreia mais movimentada da bolsa norte-americana, as opções no ETF ProShares Bitcoin Strategy (ticker BITO) começarão a ser negociadas nas bolsas NYSE Arca Options e NYSE American Options nesta quarta-feira.

Isso significa que os investidores poderão fazer hedge ou alavancar as posições subjacentes no primeiro fundo listado nos EUA que acompanha os futuros da maior moeda digital do mundo. Os negociantes – quer detenham ou não o fundo – podem apostar no ou contra o BITO comprando e vendendo contratos de compra ou opções de venda.

Tudo isso representa um incremento do ecossistema criptográfico tanto para profissionais como para comerciantes do dia.

“As oportunidades são enormes neste caso”, disse Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg Intelligence. “Os investidores mais afeitos ao risco serão capazes de negociar chamadas em Bitcoin pela primeira vez em mercados financeiros regulamentados. As instituições podem usar opções de compra ou então vender Bitcoin”.

A janela de negociação de opções se abre conforme a maior criptomoeda do mundo caminha em direção ao seu pico, alimentada em grande parte pela crescente demanda pelo BITO. Bem mais de 20 milhões de ações do ETF foram movimentadas na terça-feira, mostram dados compilados pela Bloomberg, com ativos do fundo fechando o primeiro dia em cerca de US$ 570 milhões, de acordo com o ProShares.

Os derivativos fornecem aos investidores uma nova maneira de lucrar potencialmente com uma das características mais marcantes do Bitcoin – sua volatilidade. Embora a moeda tenha subido cerca de 120% em 2021, esse avanço veio com uma redução de mais de 55% ao longo do caminho. Os últimos três retornos de um ano inteiro do Bitcoin foram uma perda de 74%, seguida por ganhos de 95% e 305%.

“Essa é uma das peças mais interessantes sobre esta classe de ativos – volatilidade”, disse Jesse Proudman, cofundador e CEO da Makara, um consultor de investimento automatizado em criptografia. “Então, qualquer opção adicional, com o perdão do trocadilho, que os investidores dos EUA tenham para obter acesso às opções, acho que é um benefício líquido.”

Claro, as opções podem gerar perdas esmagadoras, além de amplificar os ganhos. Essa é uma lição que muitos investidores individuais aprenderam da maneira mais difícil nos últimos 18 meses, quando uma recuperação das ações do crash da Covid e turbulência subsequente atingiu um exército de day traders.

O lançamento de opções de ETF deve servir para tornar o mercado de derivados de criptografia mais líquido como um todo, de acordo com David Abner, da Gemini Trust, uma empresa de ativos digitais.

As opções sobre o fundo “aumentam o ecossistema em torno do ETF, o que permite uma melhor negociação para ele, então acho que é uma coisa boa tanto para os investidores e negociadores de opções quanto para o próprio ETF”, disse Abner.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).