O que aconteceu: A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) está articulando com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) medidas que permitam a consumidores bloquear ligações de telemarketing feitas por bancos e instituições financeiras. O modelo seria o mesmo do “Não me Perturbe”, aplicado em meados de julho às operadoras de telefonia.

Pode me lembrar o que é o “Não me Perturbe”? O site foi lançado no dia 16 de julho deste ano, e nele qualquer consumidor pode cadastrar seu número de celular ou telefone fixo para, assim, bloquear chamadas das operadoras que quiser. Funcionaria da mesma forma para os bancos, informou a Senacon ao 6 Minutos, em nota. Detalhe: em uma semana, mais de 1,5 milhão de consumidores já tinham se cadastrado. 

Como funcionaria? Até aqui, a ideia é ter uma plataforma única, já inaugurada com a o site para bloqueio de operadoras de telefonia, que contemple todos os setores econômicos. A Senacon quer evitar que cada setor tenha sua própria plataforma.

No caso das instituições financeiras, “a ideia é que bancos associados a Febraban e ABBC (Associação Brasileira dos Bancos) adiram voluntariamente ao ‘Não me perturbe’ em seu código de auto-regulação, de modo que respeite aqueles consumidores pré-cadastrados que não querem ser importunados”.

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