MOSCOU (Reuters) – Moscou planeja quase quadruplicar o número de ônibus elétricos que opera nos próximos anos e trocar seus veículos de transporte público movidos a gasolina ou diesel por opções mais verdes até 2030, disse um alto funcionário do transporte municipal.

A Mosgortrans, que administra a vasta rede de ônibus e bondes de Moscou, disse que sua frota de cerca de 600 ônibus elétricos será ampliada em 400 veículos até o fim do ano, em mais 420 no ano seguinte e depois em 855, elevando a frota de elétricos para mais de 2.000.

“Todos os anos, o plano será substituir todos os veículos de transporte público rodoviários por ônibus elétricos”, disse Artyom Burlakov, vice-chefe do departamento de projetos inovadores em Mosgortrans.

Ativistas ambientais saudaram a iniciativa. “Eles também estão comprando bondes novos e mais eficientes em termos de energia, o que é uma coisa boa”, disse Mikhail Babenko, chefe do programa de economia verde do World Wildlife Fund (WWF) Rússia.

Babenko disse que ainda há um longo caminho a percorrer, no entanto, quando se trata de os moscovitas mudarem seu próprio comportamento em favor de alternativas menos poluentes.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753)) REUTERS AAJ AAP

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).