Por Helena Soderpalm

ESTOLCOMO (Reuters) – A AB Volvo reportou nesta quinta-feira lucro do terceiro trimestre acima das expectativas, impulsionada pela forte demanda por seus caminhões, mesmo com a persistente escassez de chips prejudicando a produção.

Embora se recuperando fortemente, as vendas do grupo e os ganhos ajustados permaneceram abaixo dos níveis pré-pandemia.

O JPMorgan disse que a Volvo produziu um “conjunto sólido de resultados”, apesar das interrupções.

“Apesar da visibilidade limitada na cadeia de suprimentos e da escassez de semicondutores ainda impactando a indústria no 2S21, esperamos que as expectativas de consenso aumentem um pouco”, disse o banco em nota.

A Volvo, que concorre com as alemãs Daimler e Traton, disse que a entrada de pedidos de seus caminhões, incluindo marcas como Mack e Renault, caiu 4% em relação ao ano anterior.

O lucro operacional ajustado da empresa, que também fabrica equipamentos de construção, ônibus e motores, foi de 9,4 bilhões de coroas suecas (1,09 bilhão de dólares), ante 7,22 bilhões um ano antes, batendo os 8,87 bilhões esperados por analistas.

(Reportagem de Helena Soderpalm)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).