O Google lançou nesta quarta-feira (30) a caixa de som inteligente Nest Audio de US $ 99 e um novo dispositivo de TV Chromecast, na busca por mais presença de mercado no segmento de casa inteligente, que tem a Amazon e sua linha Alexa como uma das maiores concorrentes.

O Nest Audio substituiu o Google Home de nível médio e tem um padrão de design mais robusto, semelhante às atualizações recentes das caixas de som inteligente de baixo custo do Google. O novo dispositivo conta com tecnologia do Google Home Max de última geração, que permite que o Nest Audio adapte seu som ao compreender sua localização no ambiente.

O Google está em uma batalha jurídica com a Sonos Inc. em relação a patentes de tecnologia de áudio. O processo protocolado pela Sonos alega que o gigante de buscas com sede em Mountain View, Califórnia, na terça-feira, fere cinco de suas patentes. As patentes no centro do processo envolvem a capacidade de um alto-falante de ajustar sua saída com base em sua localização, streaming de música da nuvem e interação com outros alto-falantes, todos os recursos que o novo modelo Nest inclui.

O Nest também tem novos recursos de áudio, como graves aprimorados e som mais nítido.

O Google detém cerca de 31% do mercado de caixas de som inteligentes, em comparação com 53% da Amazon e menos de 3% da Apple Inc., de acordo com dados da Voicebot Research.

O novo Google Nest Audio vem em várias cores, semelhante a outros alto-falantes inteligentes como o HomePod da Apple. A fabricante do iPhone está trabalhando em um alto-falante menor e mais barato, enquanto a Amazon lançou vários alto-falantes Echo redesenhados no início deste mês.

O Google anunciou o Nest Audio junto com seu novo dispositivo de TV durante o evento do produto.

A nova versão do novo dispositivo de TV Chromecast custará US$ 49,99. Ele traz controle remoto com comando de voz, botões nativos para Netflix e YouTube, um sistema operacional de TV atualizado chamado Google TV e, como os modelos anteriores, se conecta a uma televisão por meio de uma porta HDMI.

O Google TV é uma versão adaptada do Android TV com uma interface de usuário redesenhada, que tem capacidade de oferecer recomendações de conteúdo de vários serviços como o YouTube. O Google disse que o sistema operacional será aproveitado em outros dispositivos que utilizem o Android TV.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.