TAIPÉ (Reuters) – A taiuanesa Foxconn anunciou nesta segunda-feira parceria com a estatal tailandesa de energia PTT PCL para a produção de carros elétricos no país do sudeste asiático, ampliando uma série de acordos semelhantes acertados pela companhia responsável pela produção do iPhone.

A Foxconn, principal fabricante de produtos da Apple, ampliou suas atividades para o segmento de veículos elétricos no ano passado, acertando acordos com as montadoras chinesa de veículos Byton e Zhejiang Geely Holding Group bem como com o grupo europeu Stellantis.

Foxconn e PTT assinaram memorando de entendimento para cooperarem na produção de veículos elétricos e seus componentes para o mercado tailandês, afirmaram as duas companhias em comunicado.

Sob a parceria, uma “plataforma aberta” que fornece serviços de hardware e software será disponibilizada para montadoras de veículos no país. As empresas não mencionaram detalhes como investimento e planos de produção.

A Foxconn planeja fornecer componentes ou serviços para 10% dos veículos elétricos do mundo entre 2025 e 2027.

No maior acordo do tipo acertado pela Foxconn até agora, a empresa taiuanesa anunciou neste mês que vai produzir pelo menos 150 mil veículos por ano a partir de 2023 em parceria com a norte-americana Fisker.

(Por Yimou Lee)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).