Por Paula Arend Laier

(Reuters) – A Embraer anunciou nesta segunda-feira parceria entre a Eve Urban Air Mobility e a Helisul Aviation em mobilidade aérea urbana (UAM) no Brasil, com pedido inicial de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com entregas previstas para começar em 2026.

Nos últimos anos, a Eve, empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de UAM no mundo, e Helisul, operadora de helicópteros, têm colaborado para criar soluções de UAM, aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo no país para o uso por eVTOLs da Eve.

Eve e Helisul planejam iniciar a parceria trabalhando numa prova de conceito (POC, em inglês), utilizando helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL, afirmou a fabricante de aviões em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).