O banco BNP Paribas está unindo forças com outros grandes grupos franceses para abrir um novo hub de inovação no Brasil que abrigará startups para desenvolvimento de soluções e tecnologias.

Com sede em São Paulo, o La Fabrique terá 1 mil metros quadrados que serão divididos com o Carrefour, a empresa de soluções de pagamentos Edenred e o grupo de sistemas de transações financeiras Ingenico.

“Estamos buscando startups que possam nos ajudar a ganhar eficiência”, disse Sandrine Ferdane, presidente do BNP Paribas no Brasil. “A eficiência do projeto é fundamental em um mundo em que se ganha menos dinheiro com margens reduzidas por taxas de juros mais baixas globalmente”, explicou.

Seleção

De acordo com ela, o banco pretende concluir ao menos oito projetos em 2020, dois para cada uma das quatro unidades de negócios do grupo BNP: a divisão de gestão de frotas Arval, o braço de varejo Cetelem, a seguradora Cardiff e o segmento de Corporate and Institutional Banking (CIB).

Um dos maiores bancos da Europa, o BNP Paribas eventualmente pode investir em algumas das startups selecionadas para o La Fabrique, assim como já faz na França. Globalmente, o grupo dispõe de um orçamento de mais de 1 bilhão de euros para investimento em fintechs, contou Sandrine.

Já a Edenred, amplamente conhecida pelos vales refeição e alimentação da Ticket, já selecionou cinco startups para trabalharem no La Fabrique, segundo o diretor operacional das Américas da companhia, Gilles Coccoli.

“Já trabalhamos com 15 startups nos últimos três anos e agora temos cinco selecionadas e em fase de aceleração. Realocamos alguns recursos para aproximação de startups pelo La Fabrique”, afirmou Coccoli.

Planos do Carrefour

“Preferimos focar nas competências que queremos desenvolver do que no número de startups com quais vamos trabalhar”, disse Paula Cardoso, presidente do Carrefour eBusiness Brasil. O grupo francês pretende manter os investimentos totais no Brasil em torno de R$ 2 bilhões por ano até 2024.

Mesmo antes do La Fabrique, o Carrefour Brasil já vinha investindo em startups locais para desenvolver seu comércio eletrônico. Quase um ano depois de adquirir a plataforma de conteúdo digital E-Mídia, o Carrefour Brasil firmou acordo para compra de uma fatia de 49% da fintech brasileira Ewally por valor não revelado.

(Com a Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.