PEQUIM (Reuters) – O regulador do mercado da China disse nesta quarta-feira que multou a JD.Com, o Tmall, do Alibaba, e o Vipshop em 500 mil iuanes (76.657 dólares) cada por vender produtos com preços irregulares.

A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) disse em publicação nas redes sociais que tomou a decisão depois de receber reclamações de consumidores sobre as estratégias de preços das empresas relacionadas aos eventos de compras de 11 de novembro.

A China intensificou as regulamentações sobre as gigantes da internet nas últimas semanas.

Pequim divulgou um projeto de lei no mês passado com o objetivo de evitar comportamento monopolista de empresas de internet, marcando a primeira ação regulatória mais intensa da China contra o setor.

Este mês, a SAMR disse que China Literature, que tem a Tencent como investidor, e a Shenzhen Hive Box em 500 mil iuanes cada uma por não reportar adequadamente acordos para análises antitruste.

O Alibaba e o JD.Com não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Vipshop, também apoiada pela Tencent, disse em comunicado que tratará do assunto de forma abrangente e padronizará ainda mais suas operações comerciais.

(Por Yilei Sun, Sophie Yu e Tony Munroe)

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