WASHINGTON (Reuters) – Membros da Câmara do Deputados dos Estados Unidos apresentaram cinco projetos de lei nesta sexta-feira, quatro deles com objetivo de conter o poder da gigantes da tecnologia, o que um assessor do Congresso descreveu como revolução antitruste.

Entre os cinco projetos de lei, dois tratam da questão de empresas como Amazon e Google.

Uma medida as proíbe de possuir subsidiárias que operam em sua plataforma se competirem com outras empresas, potencialmente forçando as grandes empresas de tecnologia a vender ativos.

“Da Amazon e Facebook a Google e Apple, está claro que esses gigantes da tecnologia não regulamentados se tornaram grandes demais para e poderosos demais”, disse a deputada Pramila Jayapal, democrata do Estado de Washington, que apoiou a medida com o deputado Lance Gooden, um republicano.

Uma segunda medida tornaria ilegal na maioria dos casos uma empresa dar preferência a seus próprios produtos em sua plataforma, com uma multa de 30% da receita nos país da empresa afetada se eles violarem a medida.

(Reportagem de Diane Bartz em Washington)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).