A Apple encerrou a conta de desenvolvedor da Epic Games, empresa por trás do jogo “Fortnite”, de sua loja de aplicativos.

A fabricante do iPhone ameaça deletar a conta da Epic desde que a empresa permitiu que jogadores fizessem compras diretamente no “Fortnite”, sem passar pela App Store. A manobra não só desafia as políticas de compra da Apple, como impede o repasse de 30% do valor para a empresa.

Sem o status de desenvolvedor, a startup de tecnologia não pode enviar atualizações a seus aplicativos nas plataformas iOS, e também impede que os usuários façam novas compras dentro do videogame.

“Estamos desapontados por termos que encerrar a conta da Epic Games na App Store”, disse a Apple em um comunicado. “Trabalhamos com a equipe da Epic Games por muitos anos em seus lançamentos. O tribunal recomendou que a Epic cumprisse as diretrizes da App Store enquanto seu caso avançava, diretrizes que eles seguiram na última década até criar essa situação. A Epic recusou.”

A Epic Games não comentou o assunto. Nesta quinta-feira, a empresa lançou a nova temporada do “Fortnite”, a primeira que não está disponível para usuários do iPhone e do iPad.

Na última semana, um tribunal dos Estados Unidos negou a moção da Epic para que a Apple a recolocasse o Fortnite na App Store. O mesmo juiz também ordenou que a empresa não encerasse a conta de desenvolvedor que a Epic na plataforma Unreal Engine, tecnologia gráfica que é usada por muitos desenvolvedores de jogos. A Apple disse na sexta-feira que está cumprindo o pedido e não encerrando a conta secundária.

Segundo a empresa, as novas atualizações do Fortnite são “projetadas para violar as diretrizes da App Store”, e que isso “não é justo com todos os outros desenvolvedores, além de estar envolvendo os clientes na disputa”. “Esperamos poder trabalhar juntos novamente no futuro, mas infelizmente isso não é possível hoje.”

A Apple acrescentou que encerrar a conta de desenvolvedor da Epic é uma prática normal para tais violações. Ele também disse que a Epic Games pediu aos clientes para direcionar a frustração sobre a situação para o suporte da AppleCare, criando problemas para outros clientes da Apple.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.