A Apple parou de vender fones de ouvido e alto-falantes sem fio de rivais, como da Sonos, Bose e Logitech International, a fim de se preparar para lançar produtos de áudio.

A gigante de tecnologia com sede em Cupertino, na Califórnia, há muito tempo vende hardware de terceiros em seu site, uma das maiores operações de comércio eletrônico do mundo. Todos os fones de ouvido e alto-falantes da Bose, os alto-falantes da marca Ultimate Ears, da Logitech, e o mais novo alto-falante inteligente da Sonos desapareceram da loja online da Apple no fim do mês passado, segundo pesquisa da Bloomberg.

Funcionários das lojas físicas da Apple também foram instruídos a retirar os produtos à venda nos últimos dias.

A Apple desenvolve uma série de novos produtos para expandir a estratégia de áudio. Os primeiros fones de ouvido “over ear” com a marca Apple podem ser anunciados ainda neste ano, informou a Bloomberg. A empresa também trabalha em uma versão menor de seu alto-falante inteligente HomePod.

A Apple costuma limpar as prateleiras do varejo digital e físico antes de abrir caminho para seus novos produtos. Em 2014, a empresa parou de vender a linha de wearables da Fitbit logo após anunciar o Apple Watch. A empresa parou de vender produtos da Bowers & Wilkins há alguns anos e retirou aparelhos da Bang & Olufsen das prateleiras das lojas no início deste ano.

A Apple vende produtos da Bose e da Logitech há vários anos, mas interrompeu temporariamente as vendas de acessórios da Bose em 2014 depois que a empresa processou a Beats, controlada pela Apple, por violação de patente, um caso que foi rapidamente resolvido.

A Apple disse que regularmente faz alterações nos produtos que vende à medida que acessórios de terceiros são lançados e as necessidades dos clientes mudam. A empresa também disse que suas lojas continuam a vender um grupo selecionado de acessórios de terceiros para que os clientes obtenham o máximo desempenho dos dispositivos da Apple.

A Bose confirmou que a Apple não vende mais seus acessórios. A Ultimate Ears disse ter sido informada pela Apple que “eles não venderão mais alto-falantes de terceiros no varejo a partir de setembro”. A Sonos encaminhou comentários à Apple.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).