A partir desta terça-feira (dia 10) está disponível no Brasil o Amazon Prime, serviço de assinatura que inclui entrega gratuita e ilimitada a partir de dois dias, sem valor mínimo de compra. A maior varejista online do mundo está com uma estratégia agressiva: fazem parte do combo os serviços de streaming, de música e de games. O Brasil é o 19º país a ter o Prime no mundo.

Quanto vai custar? O valor mensal do Amazon Prime no Brasil será de R$ 9,90 por mês ou R$ 89 na assinatura anual, bem abaixo dos US$ 119 (quase R$ 490) cobrados no serviço em 12 meses nos Estados Unidos.

O Prime já está disponível em todo o país? Por ora apenas em 90 cidades, incluindo regiões metropolitanas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Qual a estratégia de negócios? O serviço Prime aposta no aumento da frequência de compras pelos consumidores uma vez que o frete passa a ser “gratuito”, a chamada recorrência. É um investimento que dá retorno e se paga no médio prazo, mas a dúvida de analistas é saber como essa conta vai fechar no Brasil, um país em que os custos de logística são muito mais elevados do que nos Estados Unidos.

No passado, a B2W chegou a oferecer frete gratuito e parcelamento em 12 vezes sem juros, o que criou uma competição sangrenta que levou perdas a vários “players” do mercado. Acabou desistindo mais tarde. Hoje a B2W oferece o seu Submarino Prime, uma assinatura anual que custa R$ 79,90 com entregas gratuitas e ilimitadas também.

Quais são os concorrentes da Amazon no Brasil? Depende do serviço. No e-commerce, são as grandes varejistas do país, como a B2W (que é dona da Americanas.com e do Submarino) e a Magazine Luiza, entre outras. Mas, com a oferta do serviço do Prime Video, a Amazon também compete com a Netflix e a HBO Go. A Amazon Music, por sua vez, concorre com o Spotify, o Deezer e a Apple Music. O Twitch Prime surge como um serviço de games.

Ou seja, se for considerado o pacote completo, a Amazon não tem concorrente no país.

Quais as outras novidades? A empresa está testando no país o modelo fulfilled, segundo o Brazil Journal. Isso significa que ela pretende manter no seu próprio centro de distribuição, em consignação, produtos vendidos por outras empresas — lembrando que ela já atua como marketplace, ou seja, vendendo mercadorias de outras lojas no site. A vantagem desse modelo é que ela reduz o tempo de entrega dos produtos para os consumidores.

Amazon Prime chega ao Brasil

O serviço Amazon Prime chega ao Brasil nesta terça-feira
Crédito: Lindsey Wasson/Reuters

 

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