CAIRO (Reuters) – Israel realizou ataques aéreos contra alvos perto de Damasco na manhã desta sexta-feira, deixando as defesas aéreas da Síria em alerta, mas sem causar vítimas, noticiou a mídia estatal síria, o segundo ataque em apenas duas semanas.

Militares israelenses se recusaram a comentar a notícia.

Uma fonte militar síria citada pela mídia estatal disse que as defesas aéreas da Síria derrubaram a maioria dos mísseis israelenses e foram causados apenas danos materiais ​​no ataque lançado às 1h26 da manhã no horário local. A TV síria mostrou imagens das defesas aéreas em ação.

O Exército israelense disse que um míssil terra-ar lançado do território sírio em direção ao espaço aéreo israelense explodiu sobre o Mediterrâneo e os residentes do centro de Israel encontraram vários fragmentos do projétil no solo.

Muitos residentes do centro de Israel relataram ter ouvido uma grande explosão no momento em que a Síria relatou o ataque.

Israel há vários anos vem montando ataques contra o que descreveu como alvos ligados ao Irã na Síria, onde forças apoiadas por Teerã, incluindo o Hezbollah do Líbano, marcaram presença para ajudar o presidente Bashar al-Assad no conflito sírio que eclodiu em 2011.

(Por Ahmed Tolba em Cairo e Ari Rabinovitch em Jerusálem)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).