BERLIM (Reuters) – Membros do Partido Liberal Democrático (FDP) da Alemanha, considerado pró-negócios, votaram neste domingo por uma grande maioria a favor de um acordo de coalizão com os Social-Democratas (SPD) e os Verdes, abrindo caminho para uma aliança tríplice para formação de um novo governo na próxima semana.

A coalizão, a primeira de nível federal entre os ambientalistas Verdes, o FDP e o SPD de centro-esquerda de Olaf Scholz, encerrará 16 anos de governos conservadores liderados pela chanceler Angela Merkel.

O SPD aprovou o acordo no sábado e os Verdes devem anunciar o resultado de uma pesquisa com membros sobre o acerto na segunda-feira. Os três partidos esperam que a câmara baixa do Parlamento, o Bundestag, vote por Scholz como chanceler na quarta-feira.

A aliança “semáforo”, em alusão às respectivas cores dos partidos, dará início a uma nova era de relações com a Europa e planeja acelerar a digitalização da maior economia do continente e colocar o foco no combate às mudanças climáticas.

(Por Alexander Ratz)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).