Por Gabrielle Tétrault-Farber

MOSCOU (Reuters) – A Rússia não tem planos de invadir a Ucrânia e as sugestões nesse sentido são propaganda maliciosa dos Estados Unidos, disse o chefe da inteligência estrangeira de Moscou neste sábado.

Autoridades dos EUA, da Otan e da Ucrânia acenderam o alarme nas últimas semanas sobre o que dizem ser movimentos incomuns de tropas russas perto da fronteira com a Ucrânia, sugerindo que Moscou pode estar prestes a lançar um ataque.

A Rússia disse repetidamente que é livre para mover suas tropas em seu próprio território e que tais movimentos não devem ser motivo de preocupação.

“Preciso tranquilizar a todos. Nada disso vai acontecer”, disse Sergei Naryshkin, chefe da agência de inteligência estrangeira da Rússia, em uma entrevista transmitida pela televisão estatal, referindo-se aos comentários sobre os supostos planos de invasão da Rússia.

“Tudo o que está acontecendo em torno deste tópico agora é, obviamente, propaganda maliciosa do Departamento de Estado dos EUA.”

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).