Por Steve Gorman

(Reuters) – O quarteto de cidadãos astronautas que compõe a missão Inspiration4, da SpaceX, estava programado para aterrissar no Atlântico, na costa da Flórida, neste sábado, completando um voo de três dias da primeira tripulação completamente civil lançada à órbita da Terra.

Para preparar a reentrada à atmosfera e retornar à Terra, o veículo SpaceX Crew Dragon completou duas “queimadas” de foguete na sexta-feira para diminuir sua altitude e alinhar a trajetória da cápsula com o local de pouso.

A cápsula Dragon, batizada de Resilience, deve cair de paraquedas no mar por volta das 20h (horário de Brasília), de acordo com a SpaceX, a empresa privada de foguetes fundada pelo CEO da fabricante de veículos elétricos Tesla, Elon Musk.

A SpaceX forneceu a espaçonave e lançou ela da Flórida, antes de transportá-la da sede da empresa no subúrbio de Los Angeles.

A equipe Inspiration4 foi lançada na quarta-feira do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, em cima de um dos foguetes Falcon 9 reutilizáveis em dois estágios, da SpaceX.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).