PEQUIM (Reuters) – Três astronautas chineses deixaram um módulo da estação espacial nesta quinta-feira em uma espaçonave com destino à Terra, completando a terceira das mais de 10 missões necessárias para terminar a primeira estação espacial da China até o final do próximo ano.

Os astronautas deixaram o módulo Tianhe na sonda Shenzhou-12 depois de passar 90 dias no espaço, um recorde para a China, segundo a mídia estatal.

A construção da estação espacial começou em abril com o lançamento do Tianhe, um módulo cilíndrico ligeiramente maior que um ônibus urbano.

O módulo acabará sendo os aposentos da estação quando ela estiver concluída.

Quatro do total de 11 missões necessárias para terminar a construção da estação serão tripuladas. A próxima missão tripulada durará seis meses.

Antes disso, a China enviará outra espaçonave de carga automatizada –a Tianzhou-3– para Tianhe levando suprimentos necessários para a próxima tripulação.

(Reportagem de Ryan Woo e Liangping Gao)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).