Por Devik Jain e Federica Urso

(Reuters) – As ações dos Estados Unidos subiam nesta sexta-feira, e os principais índices caminhavam para ganhos semanais, depois que o Goldman Sachs encerrou uma temporada forte de balanços para os grandes bancos, enquanto a alta inesperada das vendas varejistas aumentou o otimismo com a recuperação econômica.

O Goldman Sachs subia 1,5%, depois de uma onda recorde de acordos guiar o salto no lucro trimestral do banco.

Outros grandes bancos incluindo JPMorgan, Morgan Stanley e Wells Fargo subiam entre 0,6% e 2,9%. O índice bancário tinha alta de 0,8%, acompanhando o avanço nos rendimentos dos Treasuries de dez anos.

Dez dos 11 principais setores do S&P 500 subiam, com os de energia, financeiro e industrial liderando as altas.

Os fortes resultados de grandes instituições financeiras ocuparam o foco em meio a preocupações com o avanço dos preços de commodities e problemas na cadeia de oferta, o que alimentou a volatilidade no mercado no começo deste mês.

Relatório do Departamento do Comércio mostrou que as vendas no varejo subiram inesperadamente em setembro, mas há temores de que as restrições de oferta possam prejudicar a temporada de compras de fim de ano em meio à contínua escassez de veículos e outros bens.

Às 11:26 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,77%, a 35.182 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,693515%, a 4.469 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,33%, a 14.873 pontos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).