Por Caroline Valetkevitch

(Reuters) – O mercado de ações dos Estados Unidos fechou em alta nesta quinta-feira, com investidores aparentemente aliviados com a posição do Federal Reserve (banco central norte-americano) sobre redução de estímulos e aumento da taxa de juros.

Também contribuindo para o clima positivo, a preocupação com um efeito cascata dos problemas da empresa China Evergrande continuou a diminuir.

O Fed disse na quarta-feira que poderá começar a reduzir suas compras mensais de títulos até novembro e que as taxas de juros podem subir mais rápido do que o esperado, já no próximo ano.

Em uma coletiva de imprensa após o comunicado, o chair do Fed, Jerome Powell, disse que a barra para elevar as taxas de zero é muito mais alta do que para reduzir.

“Esse é um rali após uma reunião muito boa do Fed”, disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel, em Nova York.

“Para mim, isso mostrou que não houve surpresas e que as coisas vieram como o esperado”, acrescentou. “Qualquer aumento nas taxas de juros pelo Fed ainda está longe e muita coisa pode mudar até lá.”

O índice Dow Jones subiu 1,48%, a 34.765 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,213475%, a 4.449 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,04%, a 15.052 pontos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).