(Reuters) – Os mercados de ações nos Estados Unidos voltavam a sofrer expressivas perdas nesta sexta-feira, com papéis de tecnologia puxando os principais índices para baixo, já que temores em torno da inflação e da variante Ômicron do coronavírus alimentavam volatilidade nas negociações.

Às 13:43 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,48%, a 34.473 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,917612%, a 4.535 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 1,94%, a 15.082 pontos.

O índice de tecnologia do S&P 500 caía 1,5%, liderando as perdas entre os 11 principais índices setoriais. As ações de Tesla, Nvidia, Microsoft e Apple cediam entre 0,7% e 5,4%.

“Se você olhar por baixo do S&P 500 há uma grande carnificina em ações de tecnologia que estavam um tanto supervalorizadas, e isso é o que está contribuindo mais para a volatilidade”, disse Jamie Cox, sócio-gerente do Harris Financial Group.

Os futuros dos índices de ações haviam se mantido estáveis depois de o Departamento do Trabalho divulgar abertura líquida de 210 mil empregos em novembro, muito abaixo dos 550 mil postos previstos por economistas ouvidos pela Reuters.

Os dados também mostraram que a taxa de desemprego caiu para 4,2%, a menor desde fevereiro de 2020, e os salários aumentaram ainda mais.

“Este relatório de empregos pode dar a eles (ao Fed) uma pausa para dizer ‘ok, não temos que acelerar em dezembro. Podemos esperar mais algumas semanas até que tenhamos dados melhores da Ômicron e saibamos com o que estamos lidando”, disse Thomas Hayes, um dos gerentes da Great Hill Capital LLC em Nova York.

O chair do Fed, Jerome Powell, disse nesta semana que o banco central dos EUA vai considerar em sua próxima reunião uma redução mais rápida de seu programa de compra de títulos, movimento amplamente visto como uma abertura de porta para aumentos antecipados de juros.

Os mercados de ações vêm de uma semana de amplas oscilações, com investidores digerindo atualizações sobre a recém-detectada variante Ômicron do coronavírus, que está se espalhando globalmente e levando países a reimpor restrições de viagens.

Os três principais índices de ações dos EUA estão em curso de perdas semanais, período em que o índice de volatilidade VIX –uma “medida do medo” de Wall Street– subiu acima de 30 pela primeira vez em dez meses.

(Por Devik Jain e Bansari Mayur Kamdar)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).