Em plena pandemia, a montadora Volkswagen revelou nesta quinta-feira (28) o VW Nivus. O novo modelo, um pouco maior que o T-Cross, será vendido primeiro no Brasil. A Volks afirmou na apresentação que o SUV deve chegar nas concessionárias ainda no primeiro semestre. Os preços e versões não foram revelados.

Quais os principais detalhes do carro? Com design brasileiro, o Nivus será vendido na América Latina, México e na Europa. Ele tem 7 centímetros a mais de comprimento do que o T-Cross, o que garante um porta-malas maior: de acordo com a montadora, ele pode chegar a 415 litros (um dos maiores para a categoria). Uma peculiaridade desse modelo é que em todas as versões ele virá com motor 1.0 turbo de até 128 cv e câmbio automático de seis marchas. Aliás, o modelo não virá com câmbio manual.

E sobre a tecnologia? Essa promete ser a cereja do bolo do novo modelo da VW. O Nivus traz um inédito sistema de multimídia, o VW Play, desenvolvido em território brasileiro. Com uma tela de 10 polegadas, o sistema traz várias novas funções. Uma delas é a “loja” de aplicativos VW Play Apps, que já vem com alguns aplicativos instalados como iFood, Deezer e Estapar. Com esse último, o motorista poderá procurar estacionamento próximo de onde estiver.

Outra novidade é um sistema inteligente de consulta ao manual. Se um símbolo surgir no painel e o motorista não souber do que se trata, poderá pesquisar no sistema do carro e encontrar a resposta. Outra função interessante é que na própria tela multimídia será possível agendar as revisões do automóvel para a data preferida por meio do sistema Meu Volkswagen.

Uma das funções mais “diferentonas” é o modo manobrista, que bloqueia algumas funções do carro, como o rádio ou as informações pessoais do motorista, quando ele é entregue no valet. O carro também tem o Apple CarPlay (esse não precisará mais de cabos para funcionar) e o Android Auto.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).