Mais uma vez, o desempenho dos chamados atacarejos impulsionou o resultado financeiro do Pão de Açúcar e do Carrefour, as duas maiores redes supermercadistas do país. No Carrefour, esse segmento é representado pelo Atacadão, que já representa 68% das vendas totais do grupo. No Pão de Açúcar, as vendas do Assaí correspondem a mais de 50% do faturamento de todo o grupo.

Por que os atacarejos fazem tanto sucesso? O sucesso desse modelo de supermercado começou em 2014, quando a situação econômica do país se deteriorou. Em períodos assim, os consumidores tendem a reduzir gastos e procurar por mais ofertas.

Não conheço nenhum atacarejo, como são essas lojas? Os atacarejos vendem produtos tanto no atacado quanto no varejo (entendeu o nome?). A principal diferença é que se os preços ficam bem menores se o cliente levar o produto em caixas fechadas, ou seja, maiores quantidades.

As vendas no atacarejo puxaram o resultado do Pão de Açúcar e no Carrefour
Crédito: Shutterstock

Como foi o desempenho do Assaí? A receita bruta do Assaí quadruplicou e aumentou em 129% sua área de vendas entre 2013 e 2019, com expectativa de encerrar o ano com mais de 160 lojas. A participação de mercado do Assaí ampliou em torno de 60%: de 18,5% ao final de 2013 para 29,0% em junho de 2019.

E o resultado financeiro do Assaí? A receita bruta alcançou R$ 7,1 bilhões no segundo trimestre, um aumento de 24,4% frente a igual período de 2018.

Como foi o desempenho financeiro do Atacadão, do Carrefour? O volume de vendas foi de R$ 10,4 bilhões, o que representou 68% das vendas totais. Em 2014, o Atacadão representava 58% das vendas do grupo Carrefour. “Mais uma vez, o Atacadão registrou crescimento de dois dígitos nas vendas, comprovando a força de sua estratégia comercial”, diz o comunicado.

 

 

 

 

 

 

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.