Quem diria que isso um dia iria acontecer. A Uber irá oferecer serviços de táxi no aplicativo a partir de setembro deste ano. Para quem não se lembra, os taxistas foram os principais críticos à entrada de apps como Uber no Brasil.

Qual o contexto? A categoria Uber Táxi chegará à São Paulo como parte do projeto de ampliação dos serviços oferecidos pela empresa. A capital paulista será a segunda da América Latina a receber o Uber Táxi, lançado em Santiago, no Chile, em junho deste ano.

Quais as vantagens? Os carros cadastrados no Uber Táxi poderão transitar pela faixa de ônibus, proibida às outras categorias do serviço e que geralmente tem menor congestionamento de veículos. As corridas de táxi também contarão com as mesmas opções de segurança oferecidas pela Uber, como compartilhamento da corrida em tempo real e pagamento em cartão de crédito ou débito pré-cadastrado no aplicativo.

E os motoristas particulares? Para esses, não muda nada. Ou seja, continuam proibidos de rodar na faixa de ônibus e não têm benefícios de taxistas, como desconto na compra de veículos novos.

Quanto irá custar? O preço das corridas de Uber Taxi será calculado por meio de taxímetro, como em um táxi comum. Ao solicitar a viagem, o aplicativo informará ao usuário um intervalo estimado de valores, que pode variar durante a viagem. No final da corrida, o motorista deverá inserir no aplicativo o preço final a ser pago pela corrida.

Como se cadastrar? Os motoristas de táxi que desejarem se cadastrar no Uber Táxi deverão se cadastrar no aplicativo Uber Driver e enviar para análise a CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax. Eles serão submetidos ao mesmo processo de verificação de segurança que os outros motoristas do serviço, como checagem de antecedentes criminais.

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.