Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) – Os índices S&P 500 e Nasdaq terminaram em baixa nesta segunda-feira, com investidores se voltando para ações de valor, à medida que papéis de tecnologia, prejudicados pelo aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA, pesaram sobre os mercados na última semana do trimestre.

Dos três principais índices acionários norte-americanos, apenas o Dow Jones, composto por blue-chips, fechou em território positivo, impulsionado por ações dos setores financeiro e industrial.

Smallcaps e transportes –segmentos sensíveis aos ciclos econômicos– superaram o desempenho do mercado mais amplo.

“A estratégia que se beneficia da reabertura econômica está viva e bem”, disse Chuck Carlson, presidente executivo da Horizon Investment Services, em Hammond, Indiana. “As ações economicamente sensíveis estão em alta, e as de tecnologia estão em reavaliação.”

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA com vencimento em dez anos aumentaram, o que beneficia papéis do setor financeiro, sensíveis aos juros. [US/]

A alta nos preços do petróleo empurrou para cima as ações de energia, que tiveram o maior ganho percentual entre os setores.

Mas o rali nas taxas dos Treasuries pesou sobre alguns líderes de mercado, que se beneficiam de taxas baixas. Microsoft Corp, Amazon.com Inc, Alphabet Inc e Apple Inc encerraram a sessão com quedas entre 0,6% e 1,7%.

O índice Dow Jones subiu 0,21%, a 34.869 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,28%, a 4.443 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,52%, a 14.970 pontos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).