Você já pensou em tudo que a Inteligência Artificial é capaz de fazer? Pois o Generated Photos, da startup Icons8, disponibilizou o Face Generator, uma ferramenta que permite que você crie rostos a partir da IA. Parece assustador? E é mesmo, mas o site garante: aquelas pessoas não existem.

E como funciona? Na plataforma, você começa com um rosto criado aleatoriamente pela ferramenta. Em seguida, pode selecionar várias características: o sexo, a posição da cabeça, a idade, qual a emoção do rosto (surpreso, feliz, assustado e por aí vai), tom de pele e cabelo, tamanho do cabelo, se usa óculos ou não, se usa maquiagem e os traços étnicos. No teste realizado, o rosto apresentou uma falha, mas ao modificar o tamanho do cabelo, a falha sumiu.

Teste Face Generator

Crédito: Photo by Generated Photos

Mas isso tudo serve para quê? Segundo a plataforma, os rostos gerados pela inteligência artificial podem ser usados para trabalhos em design, em e-commerce que necessitam de rostos para marketing, em ferramentas de chatbot e até mesmo em pesquisas acadêmicas que testam vieses inconscientes.

A ferramenta é gratuita? Você pode fazer o download gratuito e com marca d’água depois que realizar um cadastro no site, mas somente para uso pessoal. As versões em definição mais alta são pagas e partem de US$ 9, com desconto para projetos com volume.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).