A guerra da carne vegetal acaba de ganhar mais um capítulo. Depois dos hambúrgueres, agora é a vez da indústria entrar na disputa por quem coloca mais produtos à base de proteína vegetal na mesa do brasileiro. A Seara saiu na frente e anunciou hoje o lançamento de uma linha de produtos de carne vegetal à base de soja e ervilha. Em um primeiro momento, serão cinco itens, entre kibes, hambúrgueres e empanados. Outros itens serão adicionados a essa linha em fevereiro.

Quem é o público desses produtos? Já ouviu falar em flextarianos? É aquele tipo de consumidor que transita entre o vegetariano e o curioso: ele aumenta o consumo de carne vegetal ao mesmo tempo que tenta criar o hábito de ter dias sem carne animal em sua semana.

Qual o potencial desse mercado? Pesquisa divulgada hoje pelo Google mostra que a busca por “plant based” subiu 4100% de 2015 para 2019. No mesmo período, as pesquisas por carne vegetal aumentaram 150%.

Qual a chance desse mercado crescer? Marco Bebiano, diretor de negócios de consumo do Google, diz que o potencial de crescimento desse segmento é enorme se tomar por base o mercado americano. Segundo ele, o consumido precisa de mais conhecimento sobre esse tema. “Há uma demanda gigante, o consumidor tem muitas dúvidas ainda. Ele quer conhecimento, produtos, receitas e conhecer lugares que ofereçam produtos com carne vegetal”, disse.

Mas o consumidor está disposto a cortar a carne do cardápio? Pesquisa do Google indica que 57% dos entrevistados estão dispostos a cortar a carne vegetal do cardápio pelo menos um dia da semana.

E o que a Seara traz de novo nesse segmento? A empresa anunciou cinco novos produtos: hambúrguer sabor carne, hambúrguer sabor frango, kibe, oriental e empanado. Eles começam a chegar ao varejo a partir do fim de dezembro.

Qual o diferencial desses produtos? O diretor de marketing da Seara, José Cirilo, diz que a nova linha tem “gosto e textura de carne”. Outro segredo da receita é que elas foram feitas com a biomolécula i, nome dado para aromatizantes naturais que estimulariam sensações olfativas e degustativas relacionadas ao sabor da carne animal.

Onde os produtos estarão? A linha de carne vegetal da Seara estará nos supermercados e também em restaurantes, como Habib’s, Ofner, Rodeio e Subway.

 

 

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).