Você já pensou em trabalhar para o Mercado Livre? Esta realidade está mais próxima para quem é entregador autônomo. A partir desta segunda-feira (8), a empresa lança o Mercado Envios Extra, aplicativo destinado a conectar entregadores e o e-commerce.

O aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos com sistema Android e opera em fase experimental desde agosto deste ano. Hoje, opera em 11 cidades: Barueri, Guarulhos, São José dos Campos, Campinas, Limeira, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Segundo a empresa, a nova tecnologia vai aumentar a velocidade e a capilaridade das entregas, contribuindo para uma melhora na experiência tanto para os clientes como para os vendedores da plataforma.

“Com essa nova solução logística avançamos com os envios mais rápidos do Brasil, levando um amplo catálogo de produtos para mais regiões e em menos tempo. Além disso, a replicabilidade do app é muito simples, permitindo o avanço rápido de Mercado Envios Extra para todo o Brasil”, afirma Gustavo Pompeo, diretor de logística do Mercado Livre no Brasil.

No México, a nova funcionalidade já existe há 3 meses e, segundo Pompeo, a receptividade foi positiva. O aplicativo já conta com 4.800 usuários ativos que fazem entregas, com mais de 100 mil entregas já realizadas. “Acreditamos que no Brasil o aplicativo também será muito bem recebido, especialmente em função do atual cenário econômico, em que a população busca novas formas de geração de renda”, afirma o executivo.

Como funciona? Para ser um entregar autônomo da empresa, a pessoa precisa ter MEI, com CNAE adequado para entregas. Também é preciso ter uma moto com até 15 anos e ter CNH válida.

Se a pessoa cumprir os requisitos, basta baixar o aplicativo Mercado Envios Extra no Google Play, preencher o cadastro e assistir aos tutoriais disponíveis no app. Lá, conseguirá definir as entregas que quer fazer, identificar os postos de coleta para retirada das encomendas e avisar ao dono da mercadoria que está a caminho de sua residência.

O pagamento aos profissionais será feito semanalmente na conta do Mercado Pago.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).