Você sabe quanto da sua comida vai para o lixo? A GRSA | Compass, empresa especializada em serviços de alimentação, lançou neste mês a campanha “Juntos contra o Desperdício”. A ação faz parte do movimento global Stop Food Waste Day, que acontece nas redes sociais.

O Dia D da campanha acontece amanhã (dia 28) com oficinas gratuitas, apresentações musicais e entrega de doações.

Festival do Consumo Consciente

O Festival do Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos começa às 14h na quarta-feira (28) e vai até o final da tarde pelo site https://www.stopfoodwasteday.com.br.

As atrações incluem oficinas sobre como aproveitar totalmente os alimentos, cozinhar sem desperdício e até mesmo realizar a compostagem dos resíduos. Ao longo do dia, também terão atrações musicais, como uma apresentação da Orquestra de Paraisópolis.

Desafios

Como parte da campanha brasileira, a empresa lançou alguns desafios para os seguidores das suas redes sociais.

No “Desafio do Prato Limpo”, a ideia é incentivar a escolha mais consciente da quantidade de alimento que vai para o prato, evitando as sobras que costumam ir para o lixo.

O “Desafio Despensa Organizada” chama atenção para validade dos produtos da despensa para que não haja o descarte de alimentos.

Já o “Desafio do Cardápio” tem como proposta mostrar que o hábito de montar cardápios semanais ou mensais é um passo importante para evitar o desperdício. Dessa forma, é possível programar o que pretende consumir e evitar compras desnecessárias.

Todas as ações estão sendo divulgadas pelo perfil @stopfoodwastedaybrasil.

Ações Sociais

Outra frente da campanha “Juntos Contra o Desperdício” é a doação de alimentos. Em parceria com fornecedores, a GRSA | Compass vai realizar doações para as ONGs Fundação Amor Horizontal e Banco de Alimentos.

Desperdício pela metade até 2030

A atuação mundial do Grupo Compass compreende mais de 50 países. No Brasil, a empresa atende mais de 1 milhão de pessoas todos os dias. Pensando no tamanho desse impacto, a companhia trabalha, desde 2017, para alcançar a meta de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que é reduzir em 50% o desperdício de alimentos nas operações até 2030.

A campanha anual brasileira faz parte dos esforços para alcançar essa meta. Durante o mês em que ela acontece, há sempre uma atuação direta com os clientes para reduzir o descarte de alimentos. Na sua última ocorrência, em 2019, a queda foi de 22%.

“Mesmo com ações pontuais, a nossa percepção é de que a conscientização permanece. Quando os nossos cozinheiros e nutricionistas conseguem enxergar formas de reduzir o desperdício, eles seguem colocando em prática no dia a dia”, afirma Sara Dalsin, coordenadora de comunicação organizacional da GRSA.

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