CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quarta-feira que irá indicar a subsecretária de Fazenda Victoria Rodríguez para assumir o cargo de presidente do banco central do país, o que faria dela a primeira mulher no posto.

Rodríguez foi escolhida pelo presidente após ele retirar a nomeação de seu ex-secretário da Fazenda Arturo Herrera.

“Sempre precisamos buscar o melhor e consideramos, dadas as circunstâncias, que é muito importante que seja Victoria Rodríguez”, disse López Obrador em entrevista regular à imprensa.

O presidente não explicou imediatamente porque a candidatura de Herrera foi retirada, mas disse que as mulheres são uma prioridade em seu governo. Herrera também não deu explicações.

Já haviam circulado rumores de que o nome de Herrera seria retirado, mas a notícia causou surpresa dentro do governo na terça-feira, e o peso mexicano ampliava as perdas contra o dólar nesta quarta-feira depois de o presidente anunciar a indicação de Rodríguez.

(Reportagem de Diego Oré e Dave Graham)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).