SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras informou que publicou nesta sexta-feira a convocação para o processo de acesso excepcional ao Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito de Pecém, no Ceará (TR-PECEM) e suas instalações associadas.

Segundo o comunicado da estatal, o processo cumpre determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG), de que a Petrobras possibilite o acesso imediato e simplificado ao TR-PECEM ao agente que comprovar expertise e der início à operação em menor prazo, sendo tal requisito verificado através da comprovação de disponibilidade de navio regaseificador (FSRU) para atracação ao terminal.

O modelo contratual proposto foi concebido em caráter excepcional, no contexto da situação de crise hídrica no país, acrescentou o comunicado.

O TR-PECEM está localizado no Píer 2 do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE). A vazão máxima de regaseificação do terminal é de 7 milhões de metros cúbicos por dia.

(Por Nayara Figueiredo)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).