A Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Pontofrio, anunciou hoje a aquisição de 16,6% da controladora do Distrito, um hub de startups. Com esse investimento, a varejista tenta recuperar seu atraso na área de tecnologia, que sempre foi seu calcanhar de Aquiles, e assim se manter competitiva em um setor que tem gigantes como Amazon, Americanas e Magazine Luiza.

Qual foi o valor do investimento? Nem a via Varejo nem o Distrito informaram o valor do negócio.

É o primeiro investimento da Via Varejo em startups? Não. Só neste ano a companhia anunciou a compra das startups I9XP (soluções para e-commerce), ASAPLog (logística), além de concluir a aquisição da banQi (contas digitais).

Por que essa corrida para acelerar o digital? Assim que assumiu a Via Varejo, Roberto Fulcherberguer disse que a empresa estava atrasada “vários anos” no digital. Em 2018, por falhas internas, a empresa atrasou entregas da Black Friday, a principal data do varejo. Desde então, Fulcherberguer tem adotado medidas para tirar esse atraso e manter a Via Varejo como um dos maiores players do mercado.

Que áreas a Via Varejo quer acelerar com esse investimento? Fulcherberguer, CEO da Via Varejo, disse que a parceria permite acelerar todas as áreas da empresa. “Estamos olhando para todos os lados e para todas as oportunidades. Em vez de olhar startup por startup, vamos direto no ecossistema de startups. Essa parceria nos dá capacidade para olhar para todos os lados da companhia [em termos de aceleração de tecnologia].”

O que é o Distrito? O Distrito possui mais de 300 startups conectadas à sua rede, por meio de um programa de desenvolvimento contínuo, além de um time e de uma plataforma digital que permitem a conexão de qualquer startup a seu ecossistema.

O que o Distrito fará com esse investimento? Vai contratar mais gente, profissionais mais sêniores, criar novos produtos e até fazer novas aquisições.

“Os empreendedores precisam de um player como a Via Varejo para validar seus produtos e tecnologias. Com a escala que a Via pode dar a esses empreendedores, não me surpreenderia se gerássemos alguns unicórnios em conjunto no longo prazo”, diz em nota Gustavo Araujo, fundador do Distrito.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).