O GPA, dono das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, está correndo para recuperar terreno nas vendas online de supermercado. Depois de admitir que não deu muito certo a estratégia deixar para um único parceiro – o app próprio James Delivery –  a entrega da última milha, o grupo decidiu se abrir para novas plataformas. Parcerias com o iFood, Americanas Mercado e Mercado Livre vão entrar em operação agora no segundo trimestre.

“Saímos um pouco atrás e agora estamos recuperando o tempo perdido. Vamos observar um crescimento robusto da parte digital e lutar por consumidores que aderiram a essas plataformas de compra”, disse Jorge Faiçal, CEO do GPA, em conferência com analistas.

Quando a abertura para novas parcerias começou? Em março, o GPA voltou a fazer entregas com o Rappi, seu primeiro parceiro de entregas. Em abril, foi a vez de ampliar os canais de entrega com a entrada no app Cornershop.

O que a empresa ganha entregando com essas empresas? Velocidade, principalmente. Por meio de parcerias com apps especializados na última milha, o GPA consegue reduzir em muito o tempo de entrega. Em vez de dias, como era antigamente, a entrega pode ser feita em menos de uma hora. O objetivo é encurtar cada vez mais esse tempo.

“As categorias de entrega next hour e same day já representam, juntas, 68% do total de vendas online”, informou a empresa em seu balanço do primeiro trimestre.

A estratégia vem dando certo? Parece que sim. De acordo com o resultado financeiro do primeiro trimestre, a modalidade de entrega rápida já representa 18% do total de vendas online. Esse percentual representa um aumento de 9 pontos percentuais em relação a igual período de 2020.

O James Delivery vai continuar? Por enquanto, ao menos, tudo indica que sim. A diferença é que agora o James não faz entregas apenas para o GPA, mas está aberto para outras empresas. Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, a presença do James saltou de 134 lojas para 323 lojas, com aumento de 142% em volume de pedidos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).