O novo estilo de vida da pandemia mudou o comportamento de compra do consumidor na internet. O levantamento “E-commerce: evolução nos hábitos do consumidor em tempos de covid-19”, do Mercado Livre, mostra como essa mudança se deu em diferentes países da América Latina no período de 24 de fevereiro a 3 de maio em relação a igual período de 2019.

Houve aumento do número de compras? O número de pedidos on-line cresceu em todos os países, mas com menor intensidade no Brasil.

  • Brasil: 39%
  • Uruguai: 47%
  • Argentina: 52%
  • México: 112%
  • Colômbia: 129%
  • Chile: 125%

Cresceu o número de novos consumidores? Sim, houve a entrada de 5 milhões de novos clientes, sendo 2,6 milhões só do Brasil:

  • Brasil: 2,6 milhões
  • México: 1,0 milhão
  • Argentina: 690 mil
  • Colômbia: 366 mil
  • Chile: 248 mil
  • Uruguai: 61 mil

Como o comportamento de compra mudou nesses países? De acordo com o levantamento, os consumidores passaram a procurar mais produtos relacionados ao novo estilo de vida. Mas há muitas peculiaridades entre os países. Veja top 5 buscas dos países:

  • Brasil: notebook, celular, PC gamer, Playstation 4, máscaras descartáveis
  • México: máscaras, máscaras n95, cerveja, laptop, Nintendo Switch
  • Argentina: notebook, carros, luzes LED, PC gamer, máscaras
  • Colômbia: máscaras n95, máscaras, termômetros infravermelho, notebook, halteres
  • Chile: máscaras, máscaras descartáveis, luzes de LED, Playstation 4, notebook
  • Uruguai: máscaras, carro, notebook, aluguel em Montevidéu, BMW

Isso se refletiu nas compras? Sim. Houve aumento nas vendas de produtos médicos e de saúde (300%), bens de consumo e alimentos (164%), casa, móveis e jardim (84%), entretenimento e fitness (61%) e computação (55%).

Por produto, quais tiveram maior crescimento de vendas na América Latina? O levantamento reforça a tese de que ficar em casa aumentou a busca por conforto, diversão e praticidade:

  • Fones de ouvidos: 85%
  • Iluminação de parede e teto: 57%
  • Videogame: 46%
  • Jogos de tabuleiro: 38%
  • Beleza e cuidados pessoais: 36%
  • Eletrodomésticos e celulares: 35%
  • Cuidado pessoal: 34%
  • Máquinas de cortar cabelo: 30%
  • Utensílios de cozinha: 29%

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.