BERLIM (Reuters) – O sentimento dos investidores na zona do euro caiu pelo terceiro mês consecutivo em outubro e atingiu seu nível mais baixo desde abril devido ao enfraquecimento das expectativas econômicas, revelou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O índice da Sentix para a zona do euro caiu para 16,9, ante 19,6 em setembro. A expectativa em pesquisa da Reuters era de leitura de 18,6 em outubro.

O índice que acompanha a percepção sobre as condições atuais caiu para 26,3, de 30,8. Já o índice de expectativas recuou a 8,0, ante 9,0, cedendo terreno pelo quinto mês consecutivo e atingindo seu nível mais baixo desde maio de 2020.

“O processo de recuperação econômica continua a vacilar”, disse o diretor administrativo da Sentix, Patrick Hussy. “A contínua perda de ímpeto, portanto, não sinaliza nenhuma retomada no outono (no Hemisfério Norte).”

A Sentix entrevistou 1.067 investidores de 30 de setembro a 2 de outubro.

(Por Paul Carrel)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).