O Mercado Pago, carteira digital do marketplace Mercado Livre, vai lançar uma série de novidades para facilitar o dia-a-dia financeiro de seus usuários. O objetivo é que permitir que eles possam realizar o máximo de transações dentro da wallet e, dessa forma, precisarem cada vez menos de uma conta em banco. Por isso, a fintech vai lançar nos próximos meses o saque com QR Code na rede de terminais do Banco24Horas.

Como vai funcionar? O cliente não precisará introduzir o cartão dentro da máquina para sacar seu dinheiro. No aplicativo Mercado Pago, ele vai selecionar a opção saque com QR Code e digitar a quantia que deseja retirar. O terminal fará a leitura do código dele, liberando o dinheiro em seguida.

Por que essa opção pelo saque com QR Code? Túlio Oliveira, responsável pelo Mercado Pago, disse que é mais uma forma de educar a população sobre a utilização do QR Code. “A gente não educa só na compra, mas também no saque. E ainda oferece uma facilidade para o cliente, que pode andar sem cartão, mas não anda sem celular.”

Ensinar a usar o QR Code é um desafio ainda? Sim, a prova disso foi a dificuldade que funcionários do Burger King e do McDonald’s tiveram para aceitar pagamentos com QR Code na última Black Friday. Por isso, a empresa vem investindo fortemente na educação dos funcionários da frente de caixa, mas também de garçons e outros envolvidos na operação de venda. “Em muitos lugares, é o garçom que cobra”, afirma Oliveira.

É preciso incentivar o uso do QR Code? Sim. Na hora de receber o pagamento, é comum que os caixas perguntem se a pessoa quer pagar com débito ou crédito. O desafio é incentivar que eles ofereçam a opção de pagamento com QR Code.

Para incentivar os usuários, a principal estratégia ainda é o oferecimento de descontos na compra com QR Code. O objetivo, segundo Oliveira, é fazer o usuário testar o sistema, perceber suas vantagens (rapidez, praticidade) e passar a usar com frequência.

A era dos descontos vai acabar? Apesar de dizer que existe um limite para esse tipo de incentivo, Oliveira disse que uma das novidades é justamente o lançamento de uma central de descontos, que funciona como uma espécie de marketplace de ofertas de estabelecimentos que aceitam o Código QR do Mercado Pago.

Quais outras apostas para ampliar o uso do QR Code? Uma das frentes é o credenciamento de empresas que aceitam esse tipo de pagamento. Entre as empresas que passarão a aceitar o código do Mercado Pago estão Madero, Outback, Giraffas, Petz e Cobasi.

O Mercado Pago vai abrir a possibilidade de compras fora do Mercado Livre? Sim. Hoje, seus clientes podem fazer pagamentos apenas de compras no Mercado Livre. Nos próximos meses, eles poderão usar o saldo para fazer compras em qualquer estabelecimento que processe seus pagamentos pelo Mercado Pago – existem cerca de 170 mil nessa situação.

Que outras funcionalidades o Mercado Pago está lançando? A carteira digital permitirá que seus usuários paguem impostos diretamente do saldo depositado em conta. Também vai ser possível fazer agendamento de boletos, recarga de serviços pré e pós-pago nos setores de telefonia e TV.

A carteira digital vai ter um marketplace de investimentos? Oliveira diz que seu público atual precisa mais de crédito do que de uma plataforma de investimentos. Por isso, o Mercado Pago está ampliando o acesso ao crédito tanto aos usuários da carteira digital quanto aos comerciantes que processam seus pagamentos na empresa.

Fala mais dessa parte de crédito, por favor. Os varejistas on-line que processarem seus pagamentos pelo Mercado Pago poderão oferecer a opção de boleto parcelado para seus clientes, o que dá a eles uma vantagem na hora de efetivar a venda.

Já os usuários pré-aprovados poderão contratar empréstimos pessoais diretamente da carteira digital.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.