Sócio-administrador do escritório Machado Meyer Advogados, Tito Andrade era conhecido dos funcionários do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Antes da pandemia, costumava vê-los pelo menos duas vezes por semana: na ida e na volta de suas viagens a negócios. Com unidades em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o escritório frequentemente enviava seus advogados a essas cidades para reuniões. Nos últimos 12 meses, porém, Andrade viajou apenas cinco vezes. Voos devem voltar à rotina de Andrade assim que for possível, diz ele, mas não com a mesma frequência. O advogado imagina que a redução nas viagens pode chegar a 40% na comparação com o pré-pandemia.

A estimativa de Andrade é um pouco mais drástica do que a da consultoria Bain & Company, que projeta um recuo definitivo de cerca de 35% para o segmento de viagens corporativas, o que afetará companhias aéreas, hotéis, agências de turismo, eventos e toda uma cadeia relacionada ao setor. Dados da Global Business Travel Association (associação que reúne o segmento internacionalmente) indicam que essa indústria movimentou US$ 1,4 trilhão em 2018 globalmente – pouco mais da metade disso apenas nos Estados Unidos e na China. No Brasil, foram US$ 30 bilhões em 2015.

Responsável por pagar passagens aéreas mais caras e diárias em hotéis de luxo, o turismo corporativo passará por uma transformação profunda decorrente da necessidade de as empresas economizarem e após elas terem conferido que muitas viagens não são mais necessárias com a popularização das ferramentas de videoconferência: em 2020, o Zoom, por exemplo, registrou alta de 88% na receita, em um claro sinal de que as reuniões virtuais explodiram.

“O efeito dessa aceleração do trabalho remoto vai comer mais ou menos 35% das viagens a negócios de forma permanente. Essa é a nossa primeira estimativa, mas pode ser mais”, destaca o consultor André Castellini, sócio da Bain.

O que conseguir sobreviver desse setor deve enfrentar uma retomada lenta. Um estudo da consultoria McKinsey mostra que viagens internacionais a negócios originadas nos EUA levaram cinco anos para se recuperar completamente após a crise de 2008, enquanto as viagens a lazer levaram apenas dois anos.

Castellini, da Bain & Company, conta que, em reuniões com executivos de empresas, quando os pergunta sobre o lado positivo da quarentena, a maioria cita o fato de estar viajando menos e tendo mais tempo para ficar com a família. Segundo ele, na própria Bain, a redução nas viagens deve chegar a 40%. Hoje, os funcionários estão viajando cerca de 15% do que costumavam.

O corte, diz Castellini, será principalmente em atividades internas, como recrutamento. Antes da pandemia, nas três rodadas de entrevistas que a empresa fazia com candidatos de fora do País, um funcionário era enviado para fazer a seleção. Após a pandemia, as duas primeiras fases serão online. Das viagens a treinamento, 25% devem ser eliminadas na consultoria.

No escritório Machado Meyer, viagens que tinham como objetivo construir relações com clientes devem ser retomadas. Mas aquelas em que o advogado perdia o dia todo em deslocamento para fazer apenas uma reunião serão extintas. Preparando-se para essa mudança, o escritório já instalou equipamentos de videoconferência – que antes eram exclusivos a salas de reunião – nos escritórios de todos os sócios.

“Algumas reuniões presenciais são importantes e permitem decisões mais rápidas, além de uma compreensão mais clara do que o interlocutor está pensando. Você consegue olhar e entender como cada um está reagindo, mas, por outro lado, tinha reuniões e viagens que eram desnecessárias e que provavelmente vamos continuar fazendo em vídeo”, diz Andrade.

Além das viagens domésticas semanais que realizava – e em metade delas, acabava dormindo no destino -, o advogado costumava ir seis vezes por ano ao exterior a trabalho. A Europa e os Estados Unidos eram os destinos mais frequentes, mas a Ásia também aparecia nos roteiros e, nesse caso, a viagem era em classe executiva.

Viagens de avião

O setor corporativo é o maior responsável pela demanda por passagens executivas e pernoites em hotéis de luxo. De acordo com o World Travel & Tourism Council (organização que reúne o setor de turismo globalmente), como os viajantes a negócios são os que mais compram passagens para a classe executiva e bilhetes reembolsáveis, eles são responsáveis por entre 55% e 75% do lucro das companhias aéreas internacionais, apesar de corresponderem a apenas 10% do número de passageiros.

Antes da pandemia, as passagens em primeira classe e na executiva eram, em média, cinco vezes mais caras do que as da econômica. Com isso, esses bilhetes eram cruciais na receita das empresas, representando 30% do faturamento das companhias internacionais. Agora, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), a diferença de preço entre as classes premium e a mais barata é apenas o dobro. Essas tarifas mais baratas devem dificultar a recuperação do setor aéreo, de acordo com a entidade.

No caso da Gol, como a empresa tinha poucos voos internacionais, esse impacto da classe executiva é limitado. Ainda assim, há uma preocupação com a redução no número de passageiros a negócios. Relatório do Itaú BBA aponta que, antes da pandemia, 70% da receita da empresa com venda de passagens era gerada no segmento corporativo, apesar de ele representar apenas 30% do número de passageiros. Hoje, essa participação da receita é de 25%.

Em entrevista do Estadão em dezembro, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, reconheceu que um terço das viagens corporativas deve desaparecer. “Mas inspeções de engenharia e reuniões para vendas vão continuar sendo presenciais. Uma reunião presencial vai acabar sendo até um diferencial competitivo”, afirmou.

Na Azul, entre 60% e 65% dos passageiros atendidos antes da pandemia eram corporativos. Questionado sobre uma redução permanente desse mercado, o presidente da companhia aérea, John Rodgerson, disse que outras demandas podem substituir a que se tinha antes, como a de profissionais viajando para o litoral para trabalhar remotamente. “Claro que o mercado vai ser diferente, mas o setor aéreo está crescendo no Brasil. Nos EUA, onde o mercado estava estável, a recuperação está sendo rápida. Imagina aqui, onde havia crescimento.”

Em nota, a Latam informou que é “fato que as viagens corporativas têm impacto relevante e direto nas receitas do setor, pois, historicamente, apresentam um ticket médio mais alto e isso contribui em larga escala para margem da companhia”.

“A Latam permanece acompanhando este cenário e acredita que haverá, no futuro, uma jornada mais híbrida, permitindo, aos poucos, a volta do passageiro corporativo.”

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