A Locaweb, melhor IPO da América Latina deste ano, começou a pôr em prática seu plano de aquisições na tentativa de sustentar o ritmo de crescimento que conquistou os investidores durante o primeiro semestre.

A empresa brasileira, que acumula alta de 233% desde sua estreia na Bolsa, anunciou na semana passada a compra da Social Miner, que oferece plataforma de SaaS (sigla em inglês para a expressão software como um serviço) para comércio eletrônico, por pouco mais de R$ 22 milhões — a primeira aquisição desde a oferta inicial de ações de fevereiro.

A companhia está em conversas avançadas com outros seis alvos, com foco em negócios que tenham receita recorrente e um produto bem definido, segundo Rafael Chamas, diretor financeiro da companhia.

“Ainda temos três balas na agulha”, disse Fernando Cirne, presidente da Locaweb, em entrevista. “O CAC [custo de aquisição de clientes] não está no limite, estamos intensificando nossos esforços de brand marketing e vamos entregar algumas aquisições neste segundo semestre.”

No segundo trimestre, a empresa viu sua receita líquida crescer cerca de 25% em relação ao mesmo período no ano anterior, impulsionada particularmente pelo seu segmento de e-commerce, que oferece ferramentas para clientes que buscam criar e desenvolver suas lojas digitais. O segmento deve ser responsável por mais de 50% do Ebitda total da companhia já em 2021, segundo Cirne. No trimestre passado, a divisão representava cerca de 45%.

“Vemos a Locaweb como a Shopify do Brasil — um ativo muito especial e estratégico”, disse Ignacio Arnau, gestor da Bestinver Asset Management e investidor da companhia desde o seu IPO. A Shopify é uma plataforma de e-commerce canadense que tem US$ 117 bilhões em valor de mercado.

Fundada em 1998, a Locaweb desafiou um tombo de 18% do mercado local e foi beneficiada pela digitalização acelerada de pequenas e médias empresas em meio à pandemia. As compras online no Brasil, que representavam cerca de 7% do total em 2019, devem subir para 30% até 2030, segundo estimativas do HSBC.

O rali levou a ação a negociar perto de 81 vezes o lucro estimado para 2021, segundo estimativas da XP Investimentos, levando alguns gestores como Fernando Siqueira, da Infinity Asset Management, a reduzir suas posições.

“A empresa se beneficia de uma tendência secular, mas o papel está mais esticado”, disse Siqueira. “É necessário uma entrega muito boa de resultados para justificar” o múltiplo.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.