O Instagram acaba de lançar no Brasil o rótulo “empreendedores negros”, com o objetivo de facilitar a descoberta e o apoio a empresas gerenciadas por membros da comunidade negra. A iniciativa chega ao país em uma semana bastante simbólica, já que nos próximos dias acontecem as celebrações do Dia da Consciência Negra (20) e também do empreendedorismo feminino (19).

Quem pode utilizar o novo recurso? O rótulo “empreendedores negros” já está habilitado para todas as contas comerciais do Instagram no Brasil.

Ao que as empresas têm acesso? Além do rótulo no perfil da conta no Instagram, os empreendedores ganham destaque em coleções, guias e outros recursos, assim como um sistema de proteção da conta com ferramentas de segurança e recursos de suporte.

Veja como ativar o rótulo:

  • Antes de tudo, verifique na loja de aplicativos se o seu Instagram está com a versão atualizada
  • Com as atualizações concluídas, abra sua conta comercial e clique em “Editar Perfil”.
  • Clique em informações de diversidade na empresa (tela 1).
  • Clique em Começar (tela 2).
  • Selecione a opção “Mostrar o rótulo de empresas de empreendedores negros” (tela 3).
  • Depois desses passos, o rótulo deve aparecer no perfil da loja (tela 4).

Passo a passo para habilitar o rótulo “empreendedores negros” no Instagram. Créditos: Divulgação.

Em parceria com a Feira Preta — iniciativa que busca impulsionar o empreendedorismo negro no Brasil — o Instagram disponibilizou o novo recurso de forma antecipada para diversos perfis comerciais gerenciados por empreendedores negros, no último dia 11.

A plataforma contou com a colaboração de empreendedores negros da plataforma, que avaliaram o propósito e a nomenclatura do novo rótulo de acordo com as características do mercado brasileiro.

Os estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha, fundadores da marca Dendezeiro (@dendezeiro), fizeram parte desse grupo e destacaram a necessidade de ampliar conexão entre a comunidade negra do Instagram: “É de extrema importância que criadores negros tenham um espaço especial, tanto para potencializar os novos, quando pra empoderar as pessoas sabendo que grandes criações tem pessoas negras por traz”.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).