O McDonald’s anunciou que desenvolverá sua própria linha de carne vegetal, começando com um hambúrguer sem proteína animal, naquele que é um golpe para empresas do setor, como a Beyond Meat e a Impossible Foods.

A maior empresa de restaurantes do mundo disse que sua nova linha de produtos deve ter um substituto para a carne de frango e carne vegetal para sanduíches de café da manhã. A iniciativa leva o nome de McPlant e o CEO Ian Borden disse que ela será “feita exclusivamente para o McDonald’s e pelo McDonald’s”. O hambúrguer substituto começará a ser testado em alguns mercados já em 2021.

As ações da Beyond Meat despencaram com as notícias, apagando ganhos e caindo até 9,5%. A negociação das ações foi brevemente interrompida devido à volatilidade. A empresa está programada para divulgar os lucros do terceiro trimestre hoje, após o fechamento das negociações dos EUA.

O anúncio abala o que vinha se constituindo um duopólio emergente no mundo da carne sem proteína animal, com a Beyond Meat e a Impossible Foods, competindo como os dois principais fabricantes de hambúrgueres e salsichas à base de vegetais. Como as empresas lançaram seus produtos em grandes redes de restaurantes e supermercados, o McDonald’s, com suas 39.000 unidades em todo o mundo, foi visto por muito tempo como uma joia da coroa em potencial para produtores de carne à base de vegetais.

O McDonald’s realizou um teste de um produto de carne à base de plantas fornecido pela Beyond Meat em partes do Canadá por vários meses no final de 2019 e início de 2020. Aquele “P.L.T.” sanduíche – sigla em inglês para Planta, Alface e Tomate – levou alguns a se perguntarem se Beyond Meat seria nomeada ao posto reinante de carne sem proteína animal preferida dos restaurantes americanos. No entanto, o teste não foi passou além da primavera no hemisfério Norte.

A Impossible Foods fornece ao Burger King os hambúrgueres para seu Impossible Whopper, e o Starbucks agora oferece um sanduíche com a carne à base de vegetais da empresa nos EUA. Além desse produto, a Impossible fez uma parceria com a Starbucks na China e fornece carne vegetal para produtos de café da manhã para a Dunkin ‘Brands Group. Ambas as empresas se tornaram imposspredominantes em seu setor nos últimos anos.

Os consumidores estão adotando rapidamente substitutos de carne à base de vegetais, que têm cada vez mais sabor e sensação de comida feita de carne bovina e suína. Essa tendência parece ter persistido em meio à pandemia de Covid-19, que alterou radicalmente o cenário do consumidor em um curto período de tempo.

O McDonald’s não especificou os mercados onde planeja vender produtos McPlant.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).