A direção da Ford iniciou nesta segunda-feira, 18, encontros com dirigentes sindicais das fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) para negociar indenizações aos trabalhadores. Segundo as entidades, não houve ainda apresentação de propostas, o que deve ocorrer na quarta, em novo encontro já agendado.
Na sexta-feira, a montadora enviou carta aos funcionários das fábricas de Taubaté (motores) e Camaçari (onde produzia o EcoSport e o Ka), dizendo que convocará um grupo para produzir, “por alguns meses” peças para o mercado de reposição.
“Como a empresa quer que o trabalhador aceite isso depois de levar um tapa na cara e não ter recebido nenhum pedido de desculpa?”, indaga o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim.
No interior de São Paulo a orientação do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté também é para que ninguém atenda à convocação até que negociações sejam concluídas.
Procurada, a Ford apenas confirma que “estão acontecendo reuniões com os sindicatos de Taubaté e Camaçari e no momento não tem nada adicional para anunciar”.
No dia 12, a multinacional americana anunciou o encerramento das atividades de produção no País e fechou imediatamente as fábricas de carros e de motores. A unidade da Troller, fabricante de jipes em Horizonte (CE), vai funcionar até o fim do ano e depois encerra definitivamente as atividades. No fim de 2019, o grupo já tinha fechado a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
A decisão vai resultar no corte de 5 mil funcionários diretos, de um total de 6,1 mil. A empresa vai manter operações do centro de desenvolvimento, do campo de provas e de um escritório administrativo para tocar a atividade de importação de modelos da marca.
Efeito cascata
Na segunda-feira, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou estudo que projeta perda de até 118,8 mil postos de trabalho no País. A pesquisa leva em conta o impacto dos empregos diretos, da cadeia de fornecedores de peças e das vagas induzidas (como serviços e comércio).
Pelos cálculos, haverá perda de R$ 2,5 bilhões na renda dos trabalhadores ligados à Ford. O dado foi obtido por meio de levantamento com base na matriz de insumo-produto, índice do IBGE que é uma espécie de “fotografia” dos fluxos da economia nacional, informa o Dieese.
A pesquisa mostra ainda que a arrecadação de tributos terá queda estimada de R$ 3 bilhões. O Dieese calcula que, a cada R$ 1 gasto na indústria automobilística, é acrescentado R$ 1,4 no valor adicionado da economia.
Protestos
Desde o anúncio do fechamento, trabalhadores de Taubaté mantêm vigília por 24 horas em frente aos portões da Ford. A unidade tem 830 funcionários, segundo o sindicato, e 739, segundo a montadora.
Na segunda-feira eles fizeram protesto nos portões da empresa e penduram nas grades seus uniformes de trabalho com nomes dos familiares, a fim de chamar atenção para o número de pessoas que serão afetadas.
Agenda sindical
Nesta terça, dirigentes dos dois sindicatos terão reunião virtual com o Ministério Público do Trabalho. No mesmo dia, Júlio Bonfim participa, com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), de visitas às Embaixadas da China, Índia, Japão e Coreia do Sul em Brasília. O foco é discutir possibilidades de investimentos nas instalações da Ford.
Na quarta, sindicalistas de Taubaté participarão de audiência pública com deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo e na quinta-feira, haverá assembleia com trabalhadores e um ato ecumênico. Para o mesmo dia, as centrais sindicais organizarão protestos em frente a várias concessionárias da Ford em todo o País.
Na sexta-feira haverá nova assembleia com os trabalhadores e uma carreata de Taubaté até o Santuário de Aparecida, ainda a ser definida.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.