CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – A Fitch Ratings confirmou nesta quarta-feira as notas de crédito do México para dívida em moeda local e estrangeira ambas em “BBB-“, com perspectiva estável, movimento que o país latino-americano saudou como forma de manter acesso aos mercados financeiros internacionais.

A agência de classificação de risco também disse esperar que a economia mexicana cresça 5,9% neste ano e 2,8% no próximo, ainda em meio a uma escassez de oferta até o primeiro semestre de 2022.

“O aumento da demanda dos EUA por bens resultou em desequilíbrios entre oferta e demanda por insumos, principalmente semicondutores, o que atrasou a recuperação da produção industrial, especialmente no setor automotivo mexicano”, disse Fitch.

Os choques de oferta mais longos do que o esperado restringirão o espaço de política monetária do Banco do México (BC local), provavelmente resultando em novos aumentos nas taxas de juros em 2022, acrescentou a Fitch.

(Por Anthony Esposito e Daina Beth Solomon)

((Tradução Redação Brasília))

REUTERS VB JCG

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).